top of page
Márcia Detoni

A Semana de Arte Moderna como você nunca viu!

As celebrações dos cem anos da grande semana modernista de 22 tomaram conta do país. Uma febre. Programas, entrevistas, filmes, polêmicas. E você pensa que, a esta altura do campeonato, já sabe tudo a respeito. Será? Você, por acaso, viu as vaias e pateadas que tomaram conta do Teatro Municipal quando o Graça Aranha fez a conferência de abertura no dia 13 de janeiro de 1922? Viu o Villa-Lobos entrar no palco com um sapato no pé e um chinelo no outro? E o gaiato desrespeitoso que no meio do concerto imitou um galo e provocou algazarra na plateia? Reparou nas irritantes bexigas sônicas que abafavam as vozes de Menotti del Picchia e Mário de Andrade? Que vuvuzelas! E as duas latas de batatas e ovos podres levadas ao teatro por hooligans “passadistas”?


Você não viu, claro, porque não há filmes, nem fotos, nem gravações do evento. Em 1922, o rádio sequer havia chegado ao Brasil. O cinema mudo engatinhava e os jornais não publicavam imagens. Mas eu vi. “Meninos, eu vi!”. Vi no belo “feature” produzido por Júlio de Paula para a Rádio Cultura FM em homenagem ao centenário. “Modernistas das Cavernas ou os Futuristas de São Paulo” é um verdadeiro filme acústico que nos transporta como nenhuma outra mídia para aquelas noitadas de glória e guerra no Municipal.



Radialista criativo e experiente, Júlio de Paula constrói sofisticada narrativa a partir de fragmentos de memória, notícias publicadas nos jornais da época e entrevistas recriadas. A falta de som original não impede Paula de nos oferecer um retrato vívido de um momento histórico tão radical e transformador na cultura e nas artes do país. Falas e pensamentos dos protagonistas de 22 são apresentados por narradores/atores em uma peça de 57 minutos. Arrigo Barnabé dá ânimo a um entusiasmado Oswald de Andrade, enquanto Lilian de Lima, com sua bela voz, faz contraponto sereno como Anita Malfati. Um momento luminoso no áudio brasileiro.

O especial foi transmitido originalmente em 25 de janeiro de 2022, mas está disponível on-line.


Ouça com calma e viaje no tempo. Para acessar, clique aqui!

1 comentário

1 comentário


Convidado:
22 de mar. de 2022

Amei!

Curtir
bottom of page