top of page
Márcia Detoni

Alexandre: um podcast para entender a jornada contra o golpismo

Alexandre, uma produção da Trovão Mídia em parceria com a revista piauí, é um podcast essencial para entendermos como o Brasil enfrentou, nos últimos anos, as ameaças ao Estado Democrático de Direito. Os historiadores ainda levarão algum um tempo para registrar os meandros da doença bolsonarista e seu enfrentamento. A jornalista Thais Bilenky larga na frente, com informações inéditas sobre os bastidores da acirrada disputa eleitoral de 2022 e as articulações que colocaram o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes na ponta de lança contra os extremistas do ódio, das fake news e dos ataques às instituições. Trata-se de um trabalho de investigação e reconstituição de fatos históricos só possível com ferramentas do jornalismo: apuração e checagem de informações, entrevistas dentro e fora de gabinetes, insistência, persistência e muita sola de sapato para reunir o material.

Ex-promotor do Ministério Público de São Paulo (1991-2002), ex-secretário de Justiça no governo Alckmin (2002-2005), ex-presidente da FEBEM/SP, atual Fundação CASA (2004-2005), ex-secretário municipal dos Transportes e de Serviços na gestão Kassab (2007-2010), ex-secretário de Segurança Pública de Alckmin (2015-2016), ex-ministro da Justiça e Segurança Pública de Temer (2016), Moraes chegou ao STF nomeado pelo sucessor de Dilma em 2017. Tinha o perfil aguerrido de um animal político, como aponta Bilenky. Sabia, também, como lidar com as forças policiais, alvo de cooptação ideológica. Xandão - como o apelidou o ex-deputado Roberto Jefferson - tinha a astúcia política e o pulso firme necessários para chamar na chincha os tresloucados. E assim o fez. Há relatos saborosos na reportagem.


Bilenky não conseguiu entrevistar Alexandre para o podcast, cujo último episódio foi ao ar esta semana. Talvez nos brinde com essa entrevista no futuro. Mas a jornalista da piauí conseguiu falar com quem dá as cartas no jogo do poder, “gente que ama, que odeia, teme ou respeita Alexandre”, gente que contou a ela qual foi o papel do ministro em momento tão decisivo para democracia brasileira.


Em formato narrativo, o podcast envolve o ouvinte ao apresentar Moraes em sua "jornada do herói": o chamado, os mentores, os aliados e inimigos, os desafios, os embates, a vitória e a (futura) recompensa. Excelente estratégia. A atuação de Moraes contra os golpistas reune todos os elementos de um blockbuster. A sonoplastia, no entanto, não faz jus ao belo roteiro, ficando aquém de outras produções da própria piauí. A força de Alexandre está na vigorosa investigação jornalística e na história bem construída pela repórter.

0 comentário

Comments


bottom of page