top of page
Márcia Detoni

Guerra de narrativas: BBC reativa as ondas curtas

Morto e enterrado no vale das velhas tecnologias, eis que o obsoleto rádio em ondas curtas faz aparição inusitada neste início de março como estratégia de comunicação na intensa disputa de narrativas travada no leste europeu. Com Putin censurando a mídia local e bloqueando canais e sites estrangeiros, a BBC reativou suas transmissões radiofônicas para a Ucrânia e partes da Rússia. Por enquanto são apenas quatro horas diárias em inglês, mas não será nenhuma surpresa se o serviço mundial (BBC World Service) começar a transmitir também em idiomas locais. Não lhe falta experiência, nem tradição.


“Em um conflito onde a desinformação e a propaganda são abundantes, há necessidade clara de notícia factual e independentes no qual as pessoas possam confiar”, disse o diretor-geral da empresa pública britânica, Tim Davie, ao anunciar a medida na quinta-feira passada (03/03/22).

O Serviço Mundial da BBC, criado em 1932, chegou a transmitir em 45 idiomas. Era pelas ondas curtas emitidas de Londres que os brasileiros se informavam sobre a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) ou sobre os abusos e desmandos da ditadura militar (1964-1985), censora implacável da imprensa local.

Com a popularização da internet nos últimos 15 anos, o sistema de rádio perdeu apelo. O Serviço Brasileiro da BBC se transformou em BBC News Brasil e interrompeu não só as transmissões em ondas curtas como os programas em parceria com emissoras locais. O rádio já era. Disseram. O mundo digital deu nova relevância à seção brasileira, que cresceu em tamanho e audiência. Mas a vida, em suas voltas, muitas vezes contraria o que parece certo e acabado. Agora o Brasil é o segundo maior consumidor de podcasts do planeta, atrás apenas dos EUA. A BBC News Brasil reage com lentidão. Apenas duas produções especiais em áudio foram lançadas desde 2020.

As transmissões para a Ucrânia podem ser ouvidas em 15735 kHz, das 16h às 18h, e em 5875 kHz, das 22h à meia-noite, horário ucraniano. Mas não... não é esta a dica da semana!

Vale conferir o “BBC Lê”, podcast quase diário da BBC New Brasil com a leitura de algumas das melhores reportagens da empresa. Apenas voz, sem sonorização. Ousada aposta no conteúdo.


Para ficar no espírito do tempo, indico o episódio “Por que EUA não enviam tropas para defender a Ucrânia?” disponibilizado em 28/02/22. Reportagem de Barbara Plett Usher lida por Silvia Salek.

Para quem prefere narrativas sonorizadas, “Que história”, de Thomas Pappon, apresenta caso reais e surpreendentes selecionados por ele nos arquivos da BBC. “Que história” teve duas temporadas de 10 episódios de curta duração (10 a15 minutos) produzidos em 2020 e 2021. Marcou a volta da BBC News Brasil ao áudio.



0 comentário

Comentarios


bottom of page