"Café da Manhã" (Folha) ou "O Assunto" (G1)? Meu voto vai para o "The Daily". Os dois melhores e mais populares podcasts jornalísticos diários brasileiros são uma cópia quase fiel do podcast do "The New York Times". Quase fiel porque não contam com os recursos de reportagem do jornal americano; na falta de repórteres, explicam os fatos com convidados externos. O sucesso está no "deep dive" (mergulho profundo em um único tema) fartamente ilustrado com clipes de noticiário e falas de arquivo. São 25 minutos esclarecedores e saborosos.
Com mais de 4 milhões de downloads diários, o Daily estabeleceu o NYT na cena jovem-adulta digital (18 a 44 anos), abriu portas para novos assinantes, trouxe poderosos recursos publicitários e provocou um boom de podasts jornalísticos mundo a fora. A mídia impressa brasileira sacou a oportunidade. Fez e deu certo. Há, porém, algo que só o Daily oferece: entrevistas no formato storytelling. A história real é contada em três atos: apresentação do personagem, conflito e resolução.
Deixo aqui o link de um de meus episódios favoritos: "A decisão da minha vida". Uma adolescente afegã tem de casar com um talebã para ajudar a família, mas prefere morrer. A vida do pai ou a vida dela? Ouça o que se pode fazer com uma reportagem por telefone! O poder da boa história. Em tempo: o Daily também é uma cópia. Uma cópia do jornalismo roteirizado da NPR, a rádio pública americana
Comments