As inscrições para a segunda edição do Camp Serrapilheira 2023: Podcast vão até 24 de junho. O instituto ligado à família Moreira Salles está buscando não apenas “podcasts de ciência”, mas propostas de conteúdos que deem visibilidade às áreas que apoia: ciências naturais (ciências da vida, geociências, física e química), ciência da computação e matemática. Serão selecionados até oito candidatos, que receberão treinamento em linguagem e narrativa sonora e até R$ 50 mil para a produção de uma temporada.
São elegíveis tanto ideias de podcasts inéditos quanto propostas para temporadas novas de programas que já estão no ar. Um diferencial, segundo o instituto, é propor uma narrativa cativante. Para participar, não é necessário fazer parte de alguma organização de mídia. Propostas de organizações pequenas ou de produtores independentes serão igualmente analisadas, desde que eles possam demonstrar experiência prévia e condições de realizar o projeto. O instituto encoraja inscrições de pessoas negras e indígenas.
Desde 2018, o Serrapilheira já apoiou os podcast 37 Graus e Ciência Suja. Mas, com o áudio em alta, o instituto aposta agora em um número maior de produções.
O Serrapilheira foi criado em 2017 para valorizar o conhecimento científico e aumentar a visibilidade da ciência no país. O instituto conta com um fundo patrimonial de R$ 350 milhões. O nome vem da biologia. “Serrapilheira” é a camada formada pelo acúmulo de matéria orgânica, em diferentes fases de decomposição, que reveste o solo das florestas. É um elemento fundamental para a fertilidade das florestas.
Comments